domingo, 5 de janeiro de 2020

90 anos, prisioneira revela segredos.

A vontade é o combustivel do motor do desejo de felicidade. A felicidade é o pico de uma montanha, uma vez conquistada, vc diz: ok, próxima. Nossa vontade busca varias felicidades enquanto estamos alertas. O workaholic, por exemplo, busca felicidade no trabalho mas percebe que essa busca se torna, como diz Cortela, a quarta pamonha. Para que nunca ouviu esta historia eu resumo: a primeira pamonha que você degusta é uma explosao de sabor absurda em seu paladar. O milho, o açucar, o cozimento, o gosto da roça, as lembranças que o sabor e o cheiro trazem te motivam a pedir uma segunda pamonha. Na degustacao da segunda, apesar do gosto ser o mesmo e suas papilas gustativas ja estarem acostumadas a quimica a que foram submetidas, ainda tem o fator emocional que te move a continuar com a experiencia. Na terceira pamonha, você percebe que seu sistema digestivo ja esta se sobrecarregando, mas alguns ainda insistem e conseguem deglutir por pura gula ou pra tentar esticar aquele prazer, aquela felicidade. Nem preciso te dizer nada sobre a quarta. Você enjoou do gosto. A experiencia foi esticada ao maximo. Nem o prazer do sabor você sentiria mais e na verdade a terceira ja no inicio começou a te perguntar: porque você insiste em se entupir de pamonhas? Bate o arrependimento e talvez uma cólica intestinal com aquela dor fininha lhe diga...você exagerou. Fora o vazio que bate por você ter perdido o tempo de ter outras experiencias gustativas...comer bolo de milho ou tomar sorvete de milho nem pensar. Bom, acho que você sacou que com o trabalho e com muitas outras coisas na vida ocorre a mesma coisa. Trazer trabalho para fazer em casa é uma das piores besteiras que ja fiz e que as pessoas pensam que é uma coisa muito boa. Eu ja levantava pensando: "melhor trabalhar um pouco agora as 5 da manha porque não havera distrações "  e dali em diante parava para o café, ou melhor, trazia o café e engolia e continuava trabalhando sempre esticando o tempo e bagunçando horarios em que antes eu ficaria com a familia ao menos nas horas das refeiçoes. Dai ia tomar banho a uma da manha. Banho rapido pra dormir logo e novamente acordar as 5. E isto até o fim do trabalho. Olha, nao é legal para pessoas indisciplinadas como eu. Nao te enriquece, só te causa o vazio de tudo que você perdeu com essa rotina louca. O vazio de ficar no mesmo ambiente o tempo todo, de nao ver gente diferente na rua, de nao ver o sol e até de nao sentir aquele cansaço bom de um dia com rotina de trânsito-trabalho-trânsito-casa-descanso. Poucos te dirão estas coisas. Vao querer manter a sua ilusao de que o vicio do trabalho as fazem felizes...só que não. Hoje tento ao maximo e tenho conseguido nao trazer trabalho pra casa. Nao misturar as bolas ou a familia acaba sofrendo com esse vicio. As vezes estico mais as horas no trabalho mas tiro um dia de folga depois para ficar com minha esposa e filho. Ou fico alguns dias numa rotina mais puxada mas sei que acabo mais rapido o trabalho e dai terei um tempo a mais em casa. 
Essa reflexao me veio depois que minha atual cliente de 90 anos me disse umas coisas que me fazem refletir. Estou organizando a biblioteca de uma senhorinha linda que sempre adorou ler. Ela esta com a locomoçao comprometida e disse algumas coisas sobre isto: 1 "Saúde é uma coisa que a gente só nota que existe quando ela não esta la. Ou seja, raramente pensamos em cultivar a saúde por amor ao bem viver. Normalmente o fazemos quando alguma doença ja se instalou e nos alertou dos exageros cometidos sem escrupulos." 2 "A vida é um piscar de olhos e nosso tempo deve ser bem aproveitado. Nao me arrependo do que fiz, mas do que não fiz e agora nao mais posso fazer". 3 "hoje sou prisioneira de um corpo debilitado. Vejo as coisas por fazer, mas não posso fazer e isto me angustia mais que tudo. Devemos valorizar cada movimento corporal e mais do que isto, abandonar vicios de alimentacao que na velhice vao pesar literalmente em nossos movimentos. Hoje tenho uma coluna que costumo dizer, nao é a minha, é do vizinho. Toda estrupiada e torta por anos de mal uso. Um corpo gordo e inchado.  Pés inchados que nao me levam onde quero. Tudo por vicios de alimentaçao e postura que nunca me esforcei em corrigir".  "Agora é só esperar o dia de ir pra caçamba..." disse com bom humor e sorrindo. 
90 anos. Não é pra qualquer um. Penso em quanta experiencia ela deve ter tido. Bom...falei demais como sempre...até o proximo textão. 

Estou Rudi Santos, organizador de bibliotecas particulares. Cel 11 989149653 ou whatsapp 11 951615881

3 comentários: